Perguntas Frequentes

Veja aqui as perguntas mais frequentes que nossos clientes possuem e tire suas dúvidas. Se não encontrar o que está procurando, entre em contato conosco.

Sumário

SOBRE O TESTR

TESTR é um serviço de pesquisa qualitativa especializado em testes de usabilidade remotos não moderados.

Testes de usabilidade servem para identificar problemas na navegação dos sites, fazendo com que eles fiquem mais fáceis de usar. Com a tecnologia do TESTR, os testes de usabilidade são realizados de forma remota e sem a necessidade de um moderador. Isso torna o serviço mais barato e mais ágil do que um teste de usabilidade convencional, mas sem perder a qualidade. 

Com o TESTR, você pode fazer:

  • Testes ágeis, ciclos de teste: do planejamento aos resultados em 5 dias
  • Testes em contexto: cada participante realiza o teste em seu próprio computador, quando quiser. Isso torna a pesquisa mais próxima do mundo real e com menos interferência. 
  • Testes com abrangência nacional: como os testes são remotos e sem moderação, fica fácil atingir testadores em todo o Brasil

O TESTR foi criado em 2015 por Elisa Volpato e Anderson Sales.

Elisa trabalha com user experience desde 2005 e é co-fundadora da UXPA-SP. Passou pela Try Consultoria, AgênciaClick, UOL, Predicta e Itaú. Em 2012 resolveu trabalhar por conta própria e criou a consultoria Dialog. No TESTR é a responsável pelo produto e por garantir o mais alto padrão de qualidade em testes de usabilidade. Elisa no Linkedin

Anderson trabalha com planejamento de comunicação, atuando hoje como Gerente de Planejamento Digital na Lew’Lara\TBWA. No TESTR é o responsável por operações, marketing e estratégia de negócios. Anderson no Linkedin

COMO CRIAR O TESTE DE UX

Pode e deve!

Testar em protótipo é muito útil para descobrir problemas o quanto antes e fazer ciclos de iteração: você cria um protótipo, testa, ajusta o protótipo e testa de novo – até ficar feliz com o resultado.

Tudo que você precisa fazer é criar um protótipo navegável e publicá-lo em uma URL. Dica: se você monta seus protótipos no Axure, pode publicar o protótipo facilmente usando o Axure Share.

Como criar protótipos para testar com o TESTR
  • Você pode testar um protótipo criado com base em wireframes, sim! Mas procure fazer um wireframe mais “bonitinho”. Vale colocar alguns elementos de design,  como cores e ícones, que podem ajudar no entendimento.
  • Abasteça o protótipo com conteúdo real (ou próximo do real): textos, fotos, preços de produtos. Se você colocar apenas um “lorem ipsum” o participante pode não entender o que está acontecendo ou não levar muito a sério o teste.
  • Se quiser manter a confidencialidade do protótipo, você pode protegê-lo por senha. Só não esqueça de informar a senha para o participante no começo do teste, ok? Depois dos testes você pode trocar a senha e ninguém mais vai conseguir acessar.
  • Se você não conseguir fazer um protótipo responsivo (que se adapte a diferentes tamanhos de monitores, já que nem estamos considerando ainda celulares), faça o protótipo com a menor largurade tela possível – cheque as métricas de resolução do seu site, considerando apenas desktop. Assim você evita que um participante com um monitor pequeno tenha de usar a rolagem horizontal. Para ficar bonito em telas maiores, centralizar o conteúdo é uma boa.
  • Inclua no protótipo mais telas do que você precisa testar para a navegação não ser muito limitada. Se há pouca coisa funcionando, o participante pode ficar frustrado.
  • Se não é tudo clicável, não marque como link apenas o que funciona para o teste não virar uma “caça à área clicável que mostra a mãozinha do mouse”. O que sugerimos é marcar tudo que seria link como clicável, mesmo que não seja. Para não frustar o usuário com um link que não funciona, você pode direcioná-lo a uma página ou mensagem explicando “Esta página ainda não está pronta. Pode comentar o que você esperaria encontrar aqui?” ou “Legal, agora sabemos que você iria por este link. Como ele ainda não está pronto, pode ver se é possível fazer de outra forma?”. Veja o exemplo abaixo.

  • Revise muito. Peça para uma pessoa que não conhece o site revisar também. Como o teste não é moderado, se a pessoa encontrar um bug ou um caminho sem saída, isso pode invalidar a tarefa. A nossa revisão de especialista inclui o passo-a-passo do teste, mas não faremos um QA detalhado do protótipo, OK?

Por enquanto a nossa plataforma de testes funciona em computadores desktop e notebooks (Windows, Linux e Mac) e também em celulares e tablets (Android 5.0 +).

Sim. Cada teste pode ter até cinco tarefas e durar até 20 minutos no total. 

Colocamos esse limite para evitar que a pessoa fique cansada e perca o foco no teste. Em testes presenciais (em que há um moderador do lado da pessoa) é possível fazer sessões mais longas, de uma hora ou mais. Mas sem alguém ali do lado, pode ser complicado. E não foi a gente que inventou isso: é uma boa prática recomendada por referências na área, como o Usability.gov (em inglês). 

Além disso, o tempo de teste precisa ser condizente com a recompensa que a pessoa vai receber: oferecemos R$ 25 por aproximadamente meia hora de participação. São 20 minutos de tarefas + 10 minutos de preparação, questionário inicial e questionário final. 

Você pode usar o tempo de teste como quiser. Por exemplo:

  • 5 tarefas rápidas 
  • 1 tarefa de 10 minutos e outras duas mais rápidas
  • 1 tarefa longa, de 20 minutos

De forma geral, é bom ter apenas uma tarefa longa por teste, como uma simulação de compra, por exemplo. Se você está avaliando uma loja virtual, não vai dar tempo de pedir para a pessoa fazer cinco compras no site. Peça uma compra como primeira tarefa e depois coloque tarefas mais pontuais, ok? 

Mas como saber quanto tempo vai durar cada tarefa e o meu teste?

Não tem como prever com exatidão, mas tem como estimar. Antes de finalizar o roteiro em nossa plataforma, faça um pré-teste do roteiro com um voluntário. Peça para ele ler as tarefas e realizá-las no site e veja quanto tempo levou. Isso é muito útil também para checar se as perguntas estão boas, fáceis de entender e adequadas para investigar os objetivos esperados do teste de usabilidade. 

O que acontece quando acaba o tempo do teste?

O teste será interrompido. Mas calma, você não vai perder o vídeo todo! Por exemplo: imagine que você criou um teste com 5 tarefas. O participante fez tudo com muuuita calma e, quando estava na tarefa 4, chegou a limite de tempo. Daí acontece o seguinte: 

  1. Avisamos o participante que o tempo acabou, mas que não é culpa dele. E pedimos para preencher o questionário final. 
  2. As tarefas de 1 a 3 são processadas normalmente. Farão parte do relatório e das métricas. 
  3. A tarefa 4 vai ficar incompleta. Você terá o vídeo parcial da tarefa, mas não colocaremos os dados nas métricas de resultado do relatório. 
  4. O participante vai pular a tarefa 5 e ela não aparecerá no relatório. 

Você entende do seu negócio, nós entendemos de usabilidade. Por isso, um especialista vai revisar as tarefas e perguntas para garantir que você atinja os melhores resultados com o seu teste. 

A revisão do especialista é um dos diferenciais do TESTR e acreditamos que pode fazer muita diferença no resultado. Para quem não é da área, é uma forma de ajudar a traduzir objetivos de pesquisa em tarefas de teste. E para quem já sabe bem como montar um roteiro é um olhar de fora, de alguém que não está “viciado” no assunto – e revisão nunca é demais, certo? 😉

Assim que você terminar a criação do teste (perfil, tarefas e perguntas) e completar o pagamento pelo PagSeguro, um de nossos especialistas vai receber uma aviso: “Opa, há um novo teste a revisar”.  

O que revisamos?

A nossa intenção é garantir que você tenha bons resultados e consiga testar bem o seu produto. Por isso, olhamos questões como: 

  • A tarefa está boa para investigar o objetivo?
  • A linguagem está informal, fácil de entender? É bom evitar jargões da área. 
  • Fica claro até que ponto o participante deve ir? É muito importante que a pessoa não fique tensa achando que vai ter que fazer uma compra real. 
  • O conteúdo da tarefa e das perguntas está neutro, sem influenciar a resposta?

Vale lembrar que a nossa revisão é do roteiro. Não vamos procurar bugs no protótipo ou no site, OK?  

E o que acontece depois? 

Você recebe um e-mail avisando que a versão revisada está em sua conta do TESTR. Ali você pode comparar a versão original e a versão sugerida pelo especialista, além de ver os comentários (explicamos por que mudamos cada coisa). 

A partir daí você pode publicar o teste do jeito que o especialista deixou ou ainda ainda pode editar as tarefas como quiser. Mas, por questões práticas, a revisão acontece uma vez só, certo? 

Então eu posso deixar as tarefas em branco e pedir para o especialista escrever por mim? 

Nem tanto, né? Se você não criar as tarefas, vai ser difícil para a nossa equipe entender o que você quer com o seu teste – não teremos muito como revisar e te ajudar. E isso pode comprometer os resultados. Além disso, só revisamos uma vez, OK?

Não. 

Não precisa instalar nada em seu site para fazer o teste. O TESTR grava toda a navegação na tela – inclusive fora do seu site e fora do navegador. Se quiser, você pode até fazer testes de seus concorrentes. 😉 

COMO CRIAR O ROTEIRO DO TESTE (TAREFAS E PERGUNTAS)

Sim! 

A ordem das tarefas é importante. É bom que faça sentido, seguindo uma ordem natural das coisas. 

Por exemplo: se você está testando um e-commerce, uma ordem boa para as tarefas seria simulando um uso natural do site: 

  1. Encontrar um produto de interesse
  2. Checar qual será o preço total com o frete
  3. Colocar o produto no carrinho
  4. Finalizar a compra

Ou poderia ser assim: 

  1. Encontrar um produto de interesse
  2. Simular uma compra
  3. Checar o prazo de entrega do pedido

Não faria muito sentido você pedir para a pessoa checar o prazo de entrega se ela nem comprou ainda, certo? 

Uma outra dica importante: no TESTR, cada teste tem um limite 5 tarefas e 20 minutos, o que terminar primeiro. Se a pessoa levar muito tempo para fazer as tarefas, pode ser que o tempo acabe antes de fazer as últimas. Então vale levar isso em consideração na hora de ordenar as tarefas. Você pode colocar primeiro a tarefa que é mais importante, para garantir que todo mundo vai passar por ela. 

Entenda por que temos este limite de 20 minutos

Veja sugestões de tarefas para sites de e-commerce

Para o participante, mostramos o enunciado da tarefa e damos o link para começar a realizá-la. 

  • O participante vê uma tarefa de cada vez – só passa para a tarefa seguinte após completar a anterior. 
  • O participante não vê o objetivo da tarefa – este é um controle seu, para saber o que será avaliado com a tarefa e para ajudar na revisão do especialista. 
  • A URL de início aparece no link em azul. 
  • Para finalizar a tarefa, o participante decide se completou a tarefa ou não. Por isso, é importante que o enunciado deixe claro qual é o objetivo da tarefa. 
Como o cliente montou a tarefa: 


Como o participante vê a tarefa: 

 

Ao final de cada tarefa, o participante responde uma pergunta avaliando sua experiência: 

Você pode ver como vai ficar a sua tarefa do ponto de vista do participante clicando em “preview” no rodapé da página:

Temos aqui alguns exemplos de tarefas que pode ser utilizada para avaliar vários tipos de sites. Você pode se inspirar, copiar ou editar como achar melhor. 

Separamos em categorias para facilitar a sua vida. 

Em tempo: estamos trabalhando em uma forma de trazer isso mais facilmente dentro do fluxo de criação do teste. Aguarde novidades. 😉 

Avaliar o entendimento do site

OBJETIVO DA TAREFA
Avaliar se a pessoa entende sobre o que é o meu site ou como meu produto funciona. 

URL DE INÍCIO
<A home do seu site>

CENÁRIO DA TAREFA
Um amigo te indicou esse site. Clique no link abaixo e comente em voz alta: o que você entendeu deste site? O que você pode fazer neste site?

PERGUNTA AO FINAL DO TESTE (A PESSOA RESPONDE POR ESCRITO)

Se você fosse explicar para uma pessoa que não conhece esse site sobre o que ele é e como funciona, o que você diria? 

Encontrar o contato da empresa

OBJETIVO DA TAREFA
Avaliar se o endereço da empresa no rodapé está fácil de encontrar. 

URL DE INÍCIO
<A home do seu site>

CENÁRIO DA TAREFA
Você tem uma entrevista nesta empresa e precisa descobrir onde fica. Pode mostrar como faria?

OBJETIVO DA TAREFA
Avaliar a localização e utilização do formulário de contato

URL DE INÍCIO
<A home do seu site>

CENÁRIO DA TAREFA
Você precisa entrar em contato para tirar uma dúvida sobre <colocar um exemplo aqui>. Como faria?

    Ainda precisa de ajuda? Entre em contato.

    Seguem aqui alguns exemplos de tarefas comuns em testes de usabilidade de e-commerce, adaptadas para um teste remoto não moderado no TESTR. Você pode se inspirar, copiar ou editar como achar melhor. 

    Separamos em algumas categorias para facilitar a sua vida. 

    Em tempo: estamos trabalhando em uma forma de trazer isso mais facilmente dentro do fluxo de criação do teste. Aguarde novidades. 😉 

    Entender como as pessoas pesquisam produtos

    OBJETIVO DA TAREFA
    Entender como as pessoas começam uma pesquisa com um produto em mente antes de chegar a um site específico. Que palavras-chave utilizam, como selecionam os sites e filtrando os resultados para chegar no que querem. 

    URL DE INÍCIO
    http://www.google.com.br

    CENÁRIO DA TAREFA
    Imagine que você precisa comprar um tênis novo. Mostre como você faria para encontrar um tênis de que você gosta, contando sobre os critérios que são relavantes para essa escolha. Para esta tarefa você pode usar qualquer site – o importante é que mostre como costuma fazer, OK? 

    Testar a pesquisa de produtos em meu site

    OBJETIVO DA TAREFA
    Avaliar como a pessoa faz uma pesquisa livre no site, sem indicar um tipo de produto ou categoria. Tarefa bem ampla, apenas de exploração do site. Pode ser a primeira tarefa de um teste. 

    URL DE INÍCIO
    <página inicial do site>

    CENÁRIO DA TAREFA
    Encontre um produto de seu interesse no site <nome do site>. Por favor, comente sobre o que é importante para escolher um produto. 

    OBJETIVO DA TAREFA
    Testar a pesquisa de um presente em site de roupas e acessórios. Neste caso as pessoas utilizam as indicações e o conteúdo como fonte de inspiração?

    URL DE INÍCIO
    <página inicial do site>

    CENÁRIO DA TAREFA
    Você vai participar de um amigo secreto e tirou uma prima. Ela vai fazer 15 anos e é bem magrinha. Encontre algo que você poderia dar de presente para ela. 

    OBJETIVO DA TAREFA
    Avaliar os filtros na vitrine de produtos. As pessoas encontram quando necessário? São fáceis de usar? As pessoas conseguem combinar filtros?

    URL DE INÍCIO
    <Página de vitrine ou categoria em que apareçam os filtros>

    CENÁRIO DA TAREFA
    Sua irmã pediu de presente de amigo secreto uma sapatilha vermelha <trocar aqui por um produto do seu site>. Procurando no Google você chegou a uma página com várias opções. Mostre como você faria para ver apenas as sapatilhas vermelhas número 37 (tamanho sua irmã). Não se esqueça de comentar sobre o que você faria em uma situação real. Assim que encontrar uma sapatilha interessante, pode finalizar a tarefa. 

    Testar o fluxo de compra como um todo

    OBJETIVO DA TAREFA
    Avaliar o fluxo de compra desde a escolha do produto até o pagamento. Privilegiar um comportamento mais natural. 

    URL DE INÍCIO
    <A home do seu site>

    CENÁRIO DA TAREFA
    Imagine que seu amigo te indicou este site. Encontre um produto de seu interesse e inicie a compra. Faça tudo como faria em uma situação real, mas não se preocupe: você não vai precisar pagar de verdade. Na hora do pagamento, selecione a opção de boleto. Caso não queira informar seus dados reais no cadastro, pode utilizar os dados abaixo. 

    <colocar aqui e-mail, CPF e outras informações obrigatórias>

    OBJETIVO DA TAREFA
    Avaliar o fluxo de compra desde a escolha do produto até o cadastro. 

    URL DE INÍCIO
    <A home do seu site>

    CENÁRIO DA TAREFA
    Imagine que seu amigo te indicou este site. Encontre um produto de seu interesse e inicie a compra. Faça tudo como faria em uma situação real, mas não se preocupe: você não vai precisar pagar de verdade. Pode parar quanto o site te pedir para se identificar ou fazer um cadastro. 

    Testar só a compra, sem escolher o produto

    OBJETIVO DA TAREFA
    Avaliar como a pessoa coloca o produto no carrinho e segue com o fluxo de compra. 

    URL DE INÍCIO
    <Página de produto>

    CENÁRIO DA TAREFA
    Imagine que você escolheu este tênis <trocar aqui por um produto de seu site>. Mostre como você faria para prosseguir com a compra. Faça tudo como faria em uma situação real, mas não se preocupe: você não vai precisar pagar de verdade. Na hora do pagamento, selecione a opção de boleto. Caso não queira informar seus dados reais no cadastro, pode utilizar os dados abaixo. 

    <colocar aqui e-mail, CPF e outras informações obrigatórias>

    Olha, não é muito legal. Sabemos que você quer ver a pessoa passando por um fluxo o mais real possível, mas o teste de usabilidade não pode ser confundido como uma venda de produto disfarçada. Mesmo que você garanta que a compra será cancelada depois, alguns participantes se sentem desconfortáveis de informar os dados reais – e ficam com medo de ser cobrados depois.

    Uma sugestão é pedir para a pessoa chegar ao fim, mas dar a opção de não prosseguir se não quiser. Veja o exemplo abaixo. 

    Exemplo de tarefa: testar o fluxo de compra

    OBJETIVO DA TAREFA
    Avaliar o fluxo de compra a partir da escolha de um produto.  

    URL DE INÍCIO
    <página de produto>

    CENÁRIO DA TAREFA
    Imagine que seu amigo te indicou este site. Encontre um produto de seu interesse e inicie a compra. Faça tudo como faria em uma situação real, mas não se preocupe: você não vai precisar pagar de verdade. Na hora do pagamento, selecione a opção de boleto. Caso não queira informar seus dados reais no cadastro, pode utilizar os dados abaixo. Você pode ir até o final – sua compra será cancelada e você não será cobrado. Mas se quiser parar antes, vá pelo menos até a seleção do boleto, OK? 

    <colocar aqui e-mail, CPF e outras informações obrigatórias>

    —–

    A mesma orientação vale para realizar cadastro, assinar newsletter e afins. Alguns participantes ficam incomodados de preencher dados reais e podem desistir da tarefa se sentem que são obrigados a isso. 

    Seguem aqui alguns exemplos de tarefas comuns em testes de usabilidade de e-commerce, adaptadas para um teste remoto não moderado no TESTR. Você pode se inspirar, copiar ou editar como achar melhor. 

    Separamos em algumas categorias para facilitar a sua vida. 

    Em tempo: estamos trabalhando em uma forma de trazer isso mais facilmente dentro do fluxo de criação do teste. Aguarde novidades. 😉 

    Testar a pesquisa de passagens

    OBJETIVO DA TAREFA
    Avaliar a pesquisa de passagens para um destino específico, tendo como critério principal encontrar a passagem mais barata. Avaliar como faz para ver um dia antes ou depois. 

    URL DE INÍCIO
    <A home do seu site>

    CENÁRIO DA TAREFA
    Imagine que você vai para Salvador no carnaval. Encontre a passagem mais barata no site abaixo. Procure uma forma de aproveitar bem o feriado. Dica: a terça de carnaval é dia 9 de fevereiro.
    ps. Se você estiver em Salvador, pode considerar que vai para o Rio de Janeiro. 

    —-

    OBJETIVO DA TAREFA
    Avaliar a pesquisa de passagens para um destino específico, tendo como critério o horário de ida e volta. Avaliar como a pessoa faz para ordenar e filtrar por horário para facilitar a pesquisa.  

    URL DE INÍCIO
    <A home do seu site>

    CENÁRIO DA TAREFA
    Você vai viajar de São Paulo ao Rio de Janeiro a trabalho no dia 20/02. Encontre a melhor passagem no site da <nome da empresa> (link abaixo). Procure a melhor opção para ir de manhã e voltar à noite. 

    Testar o pós-compra

    OBJETIVO DA TAREFA
    Avaliar o caminho para o check-in online. O termo utilizado e a localização do link fazem sentido? 

    URL DE INÍCIO
    <A home do seu site>

    CENÁRIO DA TAREFA
    Você tem uma viagem marcada para amanhã cedo, e resolveu adiantar o check-in para evitar filas no aeroporto. Encontre o caminho no site e conte o que faria em seguida. 

    PARTICIPANTES

    Boa pergunta! Você não quer robôs testando o seu site, certo? 😉

    Temos duas formas: 

    1. Pedimos o CPF da pessoa e checamos para ver se condiz com o nome. Com isso sabemos se a pessoa existe e de quebra evitamos que ela participe da pesquisa duas vezes. 
    2. Você poderá ver a pessoa na webcam. Como ainda não existem ciborgues muito avançados, olhando a pessoa dá para saber se ela é uma pessoa de verdade. 

    Fora isso, se mesmo assim você ficar desconfiado do participante, pode acionar nossa garantia. Nosso objetivo é garantir que você obtenha bons resultados em seu teste. 🙂 

    Levamos pesquisa a sério. Temos rígidos critérios para garantir a qualidade dos resultados e para evitar “testadores profissionais”:

    • Quando participam de um teste, nossos testadores ficam inelegíveis para participar de novos testes por um período de 14 dias.
    • Apenas participantes estritamente dentro do perfil solicitado são convidados a participar do teste. Entre os critérios de segmentação disponíveis estão: sexo, idade, faixa de renda, onde mora, experiência com internet e experiência com compras online.
    • Os participantes entram na nossa base organicamente. Não fazemos convites baseados em pesquisas específicas a fim de evitar cadastros com perfil manipulado. Em outras palavras, não divulgamos chamadas do tipo “precisamos de mulheres que compram produtos de beleza pela internet” para não divulgar qual o perfil que estamos buscando.
    • Checamos 100% dos CPF dos participantes no site da Receita Federal. O CPF confirma a identidade e também impede que uma mesma pessoa crie múltiplos cadastros em nossa base. A gravação em vídeo com o rosto do participante também contribui para coibir eventuais fraudes.
    • Para evitar “especialistas no assunto”, eliminamos participantes com profissões que podem comprometer a forma como utilizam sites no dia-a-dia. 

    Cinco participantes é um amostra bem comum em testes de usabilidade, amparada em estudos feitos por especialistas no assunto. Em nossa experiência, sabemos que com menos do que 5 participantes fica difícil observar padrões e tirar uma conclusão.

    Mas não se preocupe: não é necessário testar com muitos participantes para que sua pesquisa seja bem-sucedida. Sugerimos uma abordagem mais qualitativa – em que você poderá observar em profundidade a interação de cada pessoa com o seu site. Na maior parte dos casos um teste com 5 a 10 pessoas funciona muito bem. E às vezes é melhor fazer pequenas rodadas de teste e melhorias no produto do que fazer um grande teste ao final.

    Em tempo: somos muito preocupados com a qualidade dos resultados. Se você recebeu um vídeo de participante que não realizou o teste adequadamente, pode entrar em contato conosco. Veja os termos de uso.

      Sim!

      Isso é muito importante para evitar participantes falsos. Por isso pedimos o CPF de cada participante e conferimos com o nome de cadastro na Receita Federal.

      E como os testes são gravados (incluindo a webcam do participante), fica difícil uma pessoa fazer o mesmo teste duas vezes.

      Mas se mesmo assim você ficar desconfiado, basta entrar em contato conosco. Em caso de participante inválido, garantimos a substituição por outro participante. 

      Sim! 

      É importante recompensar os participantes como forma de estímulo para a participação.Esta é uma prática comum em pesquisas de mercado e em testes de usabilidade.

      Oferecemos R$ 25 por cada sessão de teste de 20 minutos a meia hora. O participante pode optar por receber o valor em um vale-compras de um de nossos parceiros ou em créditos em uma conta do PagSeguro. 

        Por enquanto não.

        É importante que a distribuição de recompensas seja padronizada e automatizada, e por isso temos um valor padrão para todos os testes. 

        Oferecemos R$ 25 por cada sessão de teste de 20 minutos a meia hora. O participante pode optar por receber o valor em um vale-compras de um de nossos parceiros ou em créditos em uma conta do PagSeguro. 

        Nada muito complicado: basta que tenham um computador ou notebook com acesso a Internet, webcam e microfone (ou uma webcam com microfone).

        Para participar é necessário utilizar o Google Chrome e instalar o aplicativo do TESTR no navegador. 

        O TESTR oferece uma garantia de 30 dias. Se você receber resultado em vídeo de um participante que não estava dentro do perfil desejado ou que seja considerado inválido por algum motivo (veja abaixo os critérios), poderá solicitar uma substituição.

        Basta entrar em contato conosco informando qual participante considerou inválido e por qual motivo. Nossa equipe vai assistir o vídeo para avaliar e, se confirmado o problema, liberaremos um novo participante no sistema. 

        O prazo para solicitação de substituição é de 30 dias a contar do dia de realização do teste. 

        Consideramos válido o participante que: 

        • Atende aos critérios do perfil definidos pelo cliente.
        • Realiza as tarefas solicitadas no teste.
        • Faz comentários em voz alta, com áudio compreensível e em português claro. 
        • Responde às perguntas do questionário final.

        O participante será considerado inválido e você poderá pedir uma substituição gratuita se: 

        • Você pediu apenas homens mas recebeu uma participante mulher.
        • O participante trabalha com internet ou outra profissão que deveria ter sido eliminada.
        • O vídeo travou no meio e você não conseguiu mais ver o que o participante estava fazendo.
        • O participante ignorou as instruções das tarefas.
        • O participante não falou nada durante todo o teste.
        • O participante não apareceu na câmera.
        • O mesmo participante fez dois testes (neste caso os dois testes são considerados inválidos e você tem direito a dois participantes extras).

        Casos em que não consideramos o participante inválido e não geram substituição gratuita:

        • Participante não entendeu a instrução da tarefa e fez algo diferente. Por mais que a gente tome cuidado com o roteiro, nem todo mundo é bom de interpretação de texto, certo?
        • Participante falou pouco – tem gente que fala muito, tem gente que é mais quietinho, é normal.
        • O participante teve muita dificuldade com o site, não gostou e reclamou muito. Um resultado negativo é uma informação muito importante – afinal, descobrir problemas é um dos propósitos de fazer testes de usabilidade. 
        • O participante era muito esperto e não sentiu nenhuma dificuldade. Pode ser um sinal de que o seu site está funcionando muito bem!
        • A conexão estava ruim e o vídeo ficou com um pouco de atraso na webcam ou no compartilhamento de tela. Ter um pouco de atraso (‘delay’) é comum por causa da conexão e do aplicativo de gravação dela. Dependemos do computador de cada participante para a ferramenta funcionar direito. 

        Não precisa se preocupar: nós controlamos o número de participantes. Se você contratou 10, quando atingimos 10 participantes completos, o teste passa para o status “finalizado”. A partir daí, as pessoas que acessarem o link não conseguem mais participar. 

        Se você contratou 10 participantes, só vai precisar pagar pelos 10 participantes. Se aparecerem mais participantes no seu relatório, fica como um bônus – ou pode chamar de chorinho também 🙂

        RECRUTAMENTO

        Funciona assim: 

        1. Você define o perfil dos participantes, cria o roteiro de teste e envia para nossa revisão
        2. Revisamos e liberamos o teste para publicação 
        3. Você publica o teste
        4. Aguarda realizarmos o recrutamento.
        5. Os interessados clicam no link e respondem às perguntas
        6. Quem estiver dentro do perfil que você definiu é encaminhado para o teste
        O TESTR recruta por você

        Temos uma base de participantes e podemos recrutar para você, seguindo os filtros disponíveis em nosso sistema: 

        • Homens ou mulheres
        • Faixa etária
        • Região do Brasil
        • Faixa de renda 

        Este recrutamento ainda está em fase experimental. Se alguma combinação de perfil for muito difícil de encontrar, entraremos em contato para sugerir uma solução. Em breve teremos novos filtros. Aguarde!

        Para participar de um teste, há alguns filtros que são obrigatórios para todos os participantes: 

        • Ter computador com webcam e microfone
        • Ter 18 anos ou mais

        Dentro disso, você pode selecionar alguns critérios para se aproximar do perfil ideal. São os filtros opcionais: 

        • Homens ou mulheres
        • Faixa etária
        • Onde moram (norte, nordeste, sul, sudeste ou centro-oeste)
        • Faixa de renda

        Além disso, para evitar chamar para o teste pessoas que entendem “demais” do assunto, temos uma lista de profissões que podem ser evitadas na hora do recrutamento (profissionais de design de interação, usabilidade, pesquisa de mercado etc). Este é o único filtro que é opcional mas aplicamos por padrão – mas você editar, se quiser. 

        Tem um perfil mais específico?

        Estamos trabalhando para aumentar a quantidade de filtros do sistema. Por enquanto, o que você pode fazer é filtrar previamente a lista de pessoas que vai receber o link de recrutamento. Se você tem acesso à sua lista de clientes e quer testar apenas com mulheres, pode mandar apenas para as mulheres. 

        Em outros casos, quando o perfil necessário é muito específico, pode valer a pena contratar um serviço especializado de recrutamento. Se precisar de ajuda com isso, entre em contato conosco

        Com o teste criado, geramos um link para você divulgar por e-mail ou redes sociais. 

        Mas não adianta só twittar o link, certo? É bom que o seu convite seja bem claro e atraente. E tem que tomar cuidado para não “entregar demais” o objetivo da pesquisa e o perfil procurado. Se você diz “Estamos procurando mulheres que ganham R$ 2000 por mês”, é provável que algumas pessoas se sintam tentadas a dizer que ganham isso para participar.

        Criamos um exemplo, abaixo. Serve para mandar por e-mail ou divulgar em redes sociais. Fique à vontade para copiar e adaptar para o seu caso. 😉 

        Olá, Fulano!

        Pode participar de uma pesquisa remunerada e ajudar a deixar o nosso produto mais fácil de usar? É rápido e divertido – e como recompensa você recebe R$ 25*.

        Como funciona?

        Queremos descobrir se o nosso produto é fácil de usar. Para isso, vamos pedir para você realizar algumas tarefas e responder algumas perguntas. Leva mais ou menos meia hora. Para ver se está tudo funcionando bem, utilizaremos um aplicativo que grava sua tela e seus comentários. É totalmente seguro – você controla quando começa e para de gravar. 

        Interessou? Clique no link abaixo!

        <link da pesquisa>

        *A recompensa pela participação na pesquisa será de R$ 25: você poderá optar por um crédito em sua conta do PagSeguro ou um vale-compras de um de nossos parceiros. A inscrição não garante a participação na pesquisa nem o recebimento da recompensa. 

        RESULTADOS E RELATÓRIO

        Você poderá ver os vídeos dos participantes do teste utilizando o seu site, fazendo tarefas e comentando sobre a experiência. 

        Você terá: 

        • Vídeo com rosto do participante e gravação da tela
        • Link para assistir o vídeo completo
        • Link para assistir o vídeo de cada tarefa

        Mas os resultados do TESTR vão além dos vídeos. Geramos um relatório que é preenchido conforme os participantes gravam os vídeos e respondem as perguntas. É tudo automático. Conforme cada participante responde, os resultados aparecem online. Neste relatório, já tabulamos e organizamos:

        • Sucesso e fracasso das tarefas, e grau de dificuldade, de acordo com cada participante
        • Perfil dos participantes
        • Respostas por escrito ao final do teste
        • Tempo de tarefa x dificuldade

         

        Resultados por tarefa

        Os vídeos são quebrados por tarefa. Assim você pode ver todos os participantes fazendo a mesma tarefa – ou ir direto para o vídeo do participante que sentiu mais dificuldade.

        Os resultados online não substituem – ainda – uma análise humana. A ideia é facilitar ao máximo a análise e a tomada de decisão, deixando você na “cara do gol”. 😉

        Se você sentir que precisa de ajuda com esta análise, pode contratar o TESTR plus, em que um especialista irá fornecer uma assessoria durante todo o projeto.

        A mesma de uma ligação pelo Google Hangouts ou Skype. Às vezes acontecem pequenos cortes no áudio ou no vídeo – isso é normal. 

        A qualidade do vídeo depende do computador que o participante usa, dos programas abertos e da qualidade da internet. Orientamos a pessoa a cuidar do ambiente para não ter muito barulho e a falar em voz alta e clara. 

        Se você recebeu um vídeo que considera de qualidade ruim (se não deu para entender o que o participante dizia ou o que ele estava fazendo na tela, por exemplo), entre em contato conosco. Você pode acionar a nossa garantia e solicitar um novo participante. 

        Veja quais são nossos critérios de participantes válidos e como funciona a garantia de participantes. 

        Recebeu os resultados do teste e não sabe bem como começar a analisar? Aqui damos algumas dicas.

        • Comece olhando os resumos das tabelas e dos gráficos na visão geral.
        • Recomendamos que veja todos os vídeos com calma, já com um bloquinho para anotar os pontos observados. Mas se não tiver tempo, você pode focar nos vídeos de participantes que tiveram fracasso ou dificuldades em tarefas. Para isso, basta acessar o link “tarefas” no menu à esquerda.
        • Ao final de cada tarefa, quem completou responde como foi e quem desistiu também fala o porquê. Mas nem sempre o participante que diz “Completei” teve sucesso na tarefa. Se o participante completou, mas disse que que foi “difícil” ou demorou mais do que a média, vale a pena ver o vídeo para conferir o que aconteceu.
        • Tente cruzar o sucesso, o fracasso e as dificuldades com o perfil de cada participante – você pode encontrar padrões.
        • Além dos resultados de tarefas, os participantes responderam algumas perguntas ao final. Mas nem sempre a avaliação e a opinião dos participantes condiz com o que aconteceu no teste. Se um participante não conseguiu completar as tarefas mas achou o site fácil de usar, pode indicar que ele gostou do site apesar da dificuldade ou que ficou sem graça de reclamar. Na dúvida, confie na observação do que ele faz mais do que no que ele disse. 😉
        • Muita gente fica sem graça de dar uma nota ruim, por mais que a orientemos para serem sinceros. Por isso, notas “nem fácil nem difícil” já são um ponto de atenção!
        • Teste de protótipo: quando fazemos testes em protótipo, geralmente há páginas que não estão prontas. Os participantes podem considerar que não concluíram a tarefa porque era um protótipo – isso não quer dizer que haja um problema de usabilidade ali. 

        Isso acontece por causa do tempo máximo de teste, que é de 20 minutos.

        Colocamos esse limite para evitar que a pessoa fique cansada e perca o foco no teste. Em testes presenciais (em que há um moderador do lado da pessoa) é possível fazer sessões mais longas, de uma hora ou mais. Mas sem alguém ali do lado, pode ser complicado. E não foi a gente que inventou isso: é uma boa prática recomendada por referências na área, como o Usability.gov (em inglês). 

        Vamos explicar por meio de um exemplo:

        Temos um teste de 5 tarefas. O participante X estava na tarefa 4 quando atingiu o tempo máximo de teste. Neste caso o teste é interrompido e pedimos para ele responder o questionário final.

        Para o participante x, a tarefa 4 fica incompleta – mas você pode ver o vídeo de tudo que ele fez. Ele aparecerá na tabela da tarefa 4 como “incompleto” e não será contabilizado nos gráficos.

        Como já acabou o tempo, não pediremos para ele fazer a tarefa 5. Na tabela da tarefa, ele aparecerá como “não fez”. E não será contabilizado nos gráficos. 

        Como fazer para evitar isso?

        O ideal é fazer um pré-teste do seu roteiro de tarefas com um voluntário antes de publicar. Assim você pode ter uma ideia do tempo que leva para fazer cada tarefa. 

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