Termos de uso e política de privacidade


Estes são os termos de uso e política de privacidade para CLIENTES. Se você é PARTICIPANTE de pesquisas, acesse os Termos de uso e política de privacidade para participantes do Oppino, que é a nossa comunidade de participantes de pesquisa.

O acesso e a utilização do TESTR estão sujeitos à aceitação plena dos termos e condições abaixo estabelecidas.


1. Sobre o TESTR e termos gerais de serviço

1.1. TESTR é um serviço de pesquisa que oferece testes de usabilidade, aqui denominados TESTES de UX e testes de bugs, aqui denominados como TESTES DE QA.

1.2. A marca, o nome empresarial, a tecnologia da ferramenta e o conteúdo textual do site são de exclusiva propriedade de TESTR USABILIDADE LTDA, não podendo ser reproduzidos total ou parcialmente e estão protegidos pelas normas de proteção à propriedade intelectual.

1.3. Limitação de responsabilidade: toda a responsabilidade da empresa em relação a qualquer serviço prestado sob a regência deste acordo ou quebra dele é estritamente limitada à quantia paga por esse(s) serviço(s). O TESTR não deve ser responsabilizado por qualquer dano direto, indireto, acidental, excepcional ou resultante do uso dos seus serviços.

1.4. O TESTR se reserva o direito, a seu exclusivo critério, de modificar o conteúdo do site, condições, produtos, preços, termos de uso e política de privacidade, a qualquer momento e sem aviso prévio. Eventuais modificações substituirão versões anteriores no site e entrarão em vigor no momento de sua publicação. Você deve, portanto, sempre antes de utilizar ou reutilizar nossos serviços, acessar novamente esta página para tomar conhecimento dos termos de uso e política de privacidade em vigor no momento em questão. Ao continuar a acessar ou usar o site e nossos serviços após a publicação de uma alteração, você indica que concorda em estar vinculado pelos Termos alterados. Se os Termos alterados não são aceitáveis para você, seu único recurso é parar de usar o TESTR.

1.5. Legislação vigente: este acordo deve ser regido em todos os aspectos pelas leis da República Federativa do Brasil e do Estado de São Paulo. Todas as partes irrevogavelmente se submetem à exclusiva jurisdição pessoal dos tribunais federais e estaduais localizados no Estado de São Paulo, sempre que aplicável, para qualquer assunto decorrente ou relacionado a esse acordo, exceto aqueles que envolvem ordens ou julgamentos desses mesmos tribunais, caso em que as jurisdições pessoais não devem ser exclusivas.


2. Política de privacidade

2.1. O fornecimento dos seguintes dados são necessários para a contratação de testes de usabilidade no TESTR: dados cadastrais, como por exemplo (mas não limitado a) nome, email e empresa.

2.2. O CLIENTE do TESTR se compromete a tratar os dados cedidos pelos participantes com confidencialidade. Os CLIENTES têm autorização para utilizar os resultados de teste, que podem compreender imagens e dados pessoais do participante, apenas para uso interno. Os resultados de teste não poderão ser publicados nem cedidos a terceiros.

2.3. As informações inseridas pelo CLIENTE no roteiro de testes de UX ou QA, incluindo dados de acesso, links para protótipos e sites a serem testados, não podem ser consideradas de caráter estritamente confidencial. Ao inserir informações no roteiro de testes do TESTR, o CLIENTE autoriza o compartilhamento destas informações com terceiros.

2.4. O TESTR exige de seus participantes confidencialidade sobre as informações que acessam de nossos CLIENTES durante os testes. Eventuais quebras de sigilo por parte de nossos participantes são de responsabilidade exclusiva dos participantes, não cabendo ao TESTR qualquer responsabilidade.


3. Testes de UX / testes de usabilidade

3.1. DEFINIÇÃO: O teste de UX (ou teste de usabilidade) se caracteriza por um roteiro de tarefas e perguntas respondido por participantes que comentam sobre a experiência para identificar se o site, aplicativo ou sistema está fácil de usar.

3.2. CRIAÇÃO DO ROTEIRO DE TESTE:O TESTR é uma plataforma de auto-serviço, sendo a elaboração do roteiro e das tarefas do teste de usabilidade de responsabilidade do CLIENTE. Ao elaborar as tarefas e cenários de teste, o CLIENTE deverá respeitar os termos de uso do TESTR, respeitando o direto a privacidade do participante / testador. O roteiro de tarefas não poderá exigir do participante procedimentos que gerem constrangimento ou custos, como fazer uma compra ou a contratação de um serviço. Caso o CLIENTE queira testar um fluxo de compra, o TESTR será responsável por orientar sobre a melhor forma de simular a compra. O TESTR pode se recusar a enviar para sua base de participantes um teste que esteja em desacordo com os termos de uso do cliente e do participante de testes.

  • 3.2.1. Além das tarefas, é possível criar um questionário com até 5 perguntas que o participante responde por escrito após o fim da gravação. O tempo de resposta deste questionário não conta nos 20 minutos da sessão de teste. Mesmo testes com tarefas interrompidas terão direito ao questionário.
  • 3.2.2. Tarefas mal especificadas, sem clareza ou com ambiguidade e que resultem em interpretações erradas por parte dos testadores serão consideradas válidas.
  • 3.2.3. Caso um bug em uma tarefa impeça o andamento normal das tarefas seguintes (por exemplo: login mal sucedido impedindo a execução das próximas tarefas na área logada), o teste será considerado válido.

3.3. REVISÃO: o teste de UX inclui o serviço de revisão, executado por um profissional de usabilidade da equipe do TESTR. Este serviço de revisão consiste na revisão das tarefas criadas pelo CLIENTE com a intenção de assegurar que o teste cumpra com as melhores práticas de pesquisa e usabilidade. O serviço de revisão consiste em uma rodada de revisão. Os comentários serão publicados na própria interface do TESTR, na área de edição do roteiro do teste. Após esta rodada de revisão o CLIENTE fica livre para acatar ou não as sugestões de alteração e fazer edições antes de publicar o teste. A revisão será realizada em até 1 dia útil.

3.4. SESSÃO DE TESTE: cada sessão de teste de UX tem um limite de até 20 minutos de duração. Dentro deste limite de 20 minutos, o CLIENTE poderá estipular até 5 tarefas. Não há limite de tempo por tarefa, apenas o limite de tempo total do teste. Caso o limite de tempo da sessão seja atingido antes do fim de todas as tarefas definidas pelo CLIENTE, a tarefa em que o participante está será interrompida, as demais tarefas serão descartadas e a sessão de teste será encerrada. A tarefa interrompida será exibida como “incompleta” no relatório, o que significa que não fará parte das métricas de resultado, mas terá seu vídeo – até o momento em que foi interrompido – disponível para visualização. Por exemplo, se ao chegar aos 20 minutos de teste um participante está no meio da tarefa 4 de um total de 5 tarefas:

  • 3.4.1. As tarefas de 1 a 3 serão processadas normalmente, fazendo parte do relatório e das métricas e tendo seus vídeos completos disponíveis.
  • 3.2.2. A tarefa 4 não fará parte das métricas de resultado, mas terá seu vídeo – até o momento em que foi interrompido – disponível para visualização.
  • 3.2.3. A tarefa 5 não existirá e portanto não será exibida para esse participante.

3.5. RECRUTAMENTO: os respondentes do teste de UX são denominados participantes. Os participantes são voluntários cadastrados na comunidade Oppino. O recrutamento dos participantes para testes de UX é de responsabilidade do TESTR. Quando o CLIENTE publica um teste, o TESTR envia o convite para sua base de participantes cadastrados. Os filtros disponíveis para recrutamento dependem do plano contratado pelo CLIENTE. O recrutamento acontece em dias úteis, em horário comercial (das 9h às 18h). Se o CLIENTE publicar um teste após este horário, o recrutamento será realizado no próximo dia útil.

3.6. RESULTADOS: o resultado final do teste de usabilidade no TESTR é composto das seguintes informações, disponíveis de forma online na conta do CLIENTE: vídeo com rosto dos participantes e gravação da tela; sucesso e fracasso de cada participante em cada tarefa; gráficos de sucesso e tempo em cada tarefa; respostas dadas por escrito às perguntas do questionário final. Como destacado na seção “Política de privacidade”, os dados pessoais, vídeos e áudios dos participantes são confidenciais, e autorizados apenas para uso interno pelos nossos CLIENTES. Esse material não pode ser tornado público nem cedido a terceiros.

3.7. GARANTIA: o CLIENTE poderá solicitar gratuitamente a substituição de um testador caso ele não seja considerado válido. Para solicitar a substituição de um participante, o CLIENTE deverá entrar em contato com o TESTR indicando qual participante considera inválido. Caberá ao TESTR a decisão final sobre um participante ser válido ou inválido.

  • 3.7.1. Os requisitos para considerar um participante como válido são: atender aos critérios de perfil definidos pelo CLIENTE na etapa de recrutamento; realizar as tarefas solicitadas com gravação em áudio e vídeo; fazer comentários em voz alta, com áudio compreensível e em português claro e responder às perguntas do questionário final.
  • 3.7.2. O participante não será considerado inválido caso: não consiga realizar todas as tarefas dentro do limite de tempo; tenha dificuldades com o site e não consiga completar com sucesso as tarefas; emita opiniões pouco interessantes e/ou pouco úteis para o CLIENTE.
  • 3.7.3. O período de garantia – dentro da qual é possível solicitar substituição de participantes inválidos – é de 30 dias corridos a partir da publicação do vídeo em questão.

3.8. PAGAMENTO: o TESTR UX funciona com um sistema de créditos, em que cada crédito corresponde a um participante. O cliente poderá fazer uma assinatura ou comprar créditos avulsos, conforme a necessidade. As condições de pagamento, parcela e validade dos créditos serão especificadas na proposta comercial.


4. Testes de QA / testes de bugs

4.1. DEFINIÇÃO: O TESTR QA se caracteriza por um roteiro de tarefas / cenários, respondido por testadores que procuram bugs no sistema. O cliente terá um sistema de créditos para utilizar. Cada tarefa em cada navegador / dispositivo corresponde a 1 crédito. Cada tarefa é executada por 3 testadores diferentes em cada navegador / dispositivo.

4.2. CRIAÇÃO DO ROTEIRO DE TESTE: o TESTR é uma plataforma de auto-serviço, sendo a elaboração do roteiro e das tarefas do teste de QA de responsabilidade do CLIENTE. Ao elaborar as tarefas e cenários de teste, o CLIENTE deverá respeitar os termos de uso do TESTR, respeitando o direto a privacidade do testador. O roteiro de tarefas não poderá exigir do testador procedimentos que gerem constrangimento ou custos, como fazer uma compra ou a contratação de um serviço. Caso o CLIENTE queira testar um fluxo de compra, o TESTR será responsável por orientar sobre a melhor forma de simular a compra. O TESTR pode se recusar a enviar para sua base de testadores um teste que esteja em desacordo com os termos de uso do cliente e do testador.

  • 4.2.1. Tarefas mal especificadas, sem clareza ou com ambiguidade e que resultem em interpretações erradas por parte dos testadores serão consideradas válidas.
  • 4.2.2. Caso um bug em uma tarefa impeça o andamento normal das tarefas seguintes (por exemplo: login mal sucedido impedindo a execução das próximas tarefas na área logada), as tarefas seguintes serão marcadas como bug pelos testadores, e consumirão créditos normalmente.

4.3. GARANTIA: o CLIENTE poderá solicitar gratuitamente a substituição de um testador caso ele não seja considerado válido. Para solicitar a substituição de um testador, o CLIENTE deverá entrar em contato com o TESTR indicando qual testador considera inválido. Caberá ao TESTR a decisão final sobre um testador ser válido ou inválido.

  • 4.3.1. Os requisitos para considerar um testador como válido são: preencher corretamente os campos de comentário de bug e incluir evidências gráficas válidas.
  • 4.3.2. O testador não será considerado inválido caso não encontre bugs e/ou encontre resultados pouco úteis para o CLIENTE.
  • 4.3.3. O período de garantia – dentro da qual é possível solicitar substituição de testadores inválidos – é de 30 dias corridos a partir da entrega de cada resultado.

4.4. ATIVAÇÃO, PRAZO, RENOVAÇÃO E RESCISÃO:

  • 4.4.1. Os serviços só serão liberados pelo TESTR conforme condições estipuladas na proposta comercial.
  • 4.4.2. Por se tratar de modalidade assinatura, o serviço será automaticamente renovado mediante a realização de novos pagamentos pelo CLIENTE, seja conforme o plano contratado anteriormente ou ainda conforme opção de upgrade ou downgrade. O valor do período de renovação poderá ser reajustado conforme preços vigentes à época.
  • 4.4.3. No caso de rescisão unilateral dos serviços por parte do TESTR antes do fim do prazo contratado, todos os seguintes termos se aplicam: é necessário aviso prévio formal (por e-mail) com 7 (sete) dias de antecedência no caso de assinaturas mensais e 30 (trinta) dias de antecedência no caso de assinaturas anuais; a rescisão implica no encerramento da prestação dos serviços contratados ao fim do período de aviso prévio; valores já pagos não serão ressarcidos, ainda que referentes a períodos futuros.

4.5. CRÉDITOS EXTRAS, UPGRADE E DOWNGRADE:

  • 4.5.1. CRÉDITOS EXTRAS. Caso o CLIENTE necessite complementar seu plano com créditos extras em meses específicos, poderá adquiri-los pelo valor da tabela mensal, conforme proposta comercial.
  • 4.5.2. UPGRADE (migração para plano superior). Caso na prática o CLIENTE precise regularmente de um volume mensal maior do que o contratado, poderá fazer um upgrade de plano a qualquer momento, realizando o pagamento complementar pro-rata dos meses restantes ao período contratado.
  • 4.5.3. DOWNGRADE (migração para plano inferior). Não é possível migrar para um plano de menor valor durante a o período já contratado. É possível fazer downgrade em momento de renovação.

4.6. CICLO MENSAL DE CRÉDITOS:

  • 4.6.1. Todo ciclo mensal permite o uso de novos créditos, na quantidade definida na proposta comercial e aprovada pelo CLIENTE.
  • 4.6.2. O início do ciclo mensal é estabelecido pelo dia do pagamento da primeira mensalidade nas assinaturas mensais e pelo dia do pagamento integral das assinaturas anuais, passando a ser renovado no mesmo dia, todos os meses, até a eventual rescisão.
  • 4.6.3. Os créditos não usados em um determinado ciclo mensal acumulam indefinidamente enquanto a assinatura estiver ativa. No evento de uma rescisão, créditos não usados passam a ter validade de 3 meses.
  • 4.6.4. Caso todos os créditos do ciclo mensal vigente sejam utilizados, bem como eventuais créditos acumulados de meses anteriores, não será permitido antecipar créditos futuros. Nesta situação, o CLIENTE poderá opcionalmente efetuar a compra de créditos extras, conforme especificado anteriormente neste documento.